Saiba tudo sobre ultrassom 3D 

O ultrassom 3D é o nome mais curtinho do exame chamado de ultrassonografia tridimensional. Esse procedimento é simples, indolor e não invasivo, mas que ajuda a converter as ondas de som emitidas pelo corpo do bebê em imagem. Por isso, é possível ver todos os movimentos e cada pedacinho do novo integrante da família!

Diferença entre ultrassom 3D e 2D

O funcionamento do ultrassom 3D é como uma máquina fotográfica superpotente, que tira milhares de fotos do bebê e as transforma em imagens tridimensionais. Por isso você consegue ver o rostinho com mais clareza. Além disso, o ultrassom 3D pode ser uma ferramenta poderosa na hora de avaliar quaisquer complicações na gravidez.

Quando é indicado fazer

A indicação para quem quiser fazer o ultrassom 3D é entre a 26ª e 30ª semana de gestação (2º trimestre), exceto em caso de recomendação médica diferente. Isso porque, nesse período, é possível ver com mais detalhes o bebê, não só a estrutura óssea. Depois da 30ª semana, o espaço dentro do útero se torna menor e, com isso, diminuem as chances de vislumbrar o rostinho.

Dependendo da posição do bebê, da coloração, estrutura e volume do líquido amniótico, a visibilidade pode ser maior ou pior. É difícil conseguir prever antes do exame, mas conversar com ele pode ser uma forma de fazê-lo mexer e mostrar o rostinho.

Por que realizar o ultrassom 3D

Atualmente, o ultrassom 3D é comumente utilizado para fins estéticos, como um book fotográfico do bebê e até as impressões da imagem. No entanto, a chamada imagem espacial (3D) tem aplicações específicas na obstetrícia com indicação médica, além de ser bastante utilizado em outras áreas, como a Cardiologia e Ginecologia.

“A utilidade está no diagnóstico de patologias e em medidas volumétricas com maior precisão e na maior facilidade de interpretação da imagem para as pessoas leigas ( todos conseguem entender a forma e a posição do bebê)”, explica o médico.

 

 

Fonte: Bebê Mamãe