O ultrassom pélvico é um exame médico inócuo e seguro, usado para reproduzir a imagem de órgãos internos, como útero, tubas uterinas e ovários, tecidos, rede vascular e fluxo sanguíneo.

Um transdutor transmite ondas sonoras até a região a ser visualizada e esta as reflete. As ondas refletidas são transformadas em imagens bi ou tridimensionais, visualizadas no monitor do computador e estas imagens são gravadas.

O exame de ultrassonografia é usado na gestação, no diagnóstico, acompanhamento de doenças e em alguns procedimentos cirúrgicos.

Para a realização do exame é necessário estar com a bexiga cheia. Na ponta do transdutor é colocado um gel que permite a transmissão das ondas sonoras. Esse transdutor é movimentado na área a ser investigada.

O ultrassom transvaginal é utilizado na investigação ginecológica e no início da gravidez para confirmar a gestação, afastando a possibilidade de gestação nas trompas, identificando a quantidade de bebês e o tempo gestacional.

O transdutor (um pequeno bastão em formato tubular, envolto por um preservativo) é introduzido na vagina para visualização dos ovários, útero, trompas e endométrio. Pode detectar mioma e câncer. Em geral, não há dor ou desconforto durante o exame e também não há emissão de radiação.

 

Fonte: Clinica Chazan