Entenda a importância do geriatra para a terceira idade

Qual a importância do geriatra para a terceira idade?

Em pouco mais de 70 anos, a taxa de expectativa de vida do Brasil cresceu cerca de 40 anos. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 1945, mulheres e homens brasileiros viviam uma média de 45 anos. No último levantamento, feito em 2015, essa expectativa já subiu para 75,5 anos.

Tais dados provam a necessidade de cuidar da saúde e ter o acompanhamento de um especialista nessa transição. A importância de um geriatra para a terceira idade surge justamente porque é o apoio desse profissional que vai permitir que não haja perda de qualidade de vida agora que todos nós estamos vivendo mais.

Quando procurar por um geriatra?

Apesar de ser um especialista médico recomendado para pessoas na terceira idade, a primeira consulta com um geriatra deve acontecer pouco antes da chegada a essa faixa etária. O acompanhamento prévio é chamado de geriatria preventiva.

Antes mesmo de tratar alguns problemas que podem começar com a idade, é possível fazer a prevenção de vários casos, com check-ups, exames e consultas para tirar dúvidas sobre o que está por vir.

Já começa a aumentar, também, o número de pessoas mais jovens, na faixa dos 35 anos, que procura por geriatras para retardar o processo de envelhecimento. Tendo uma base saudável, a passagem dos anos tende a ser mais saudável e a acontecer de forma equilibrada.

O processo de envelhecimento natural pode ser muito saudável e agradável. A partir do momento em que o idoso procura por um geriatra para acompanhá-lo no decorrer dos anos, certamente serão dadas dicas fundamentais que vão se aliar aos exames, aos tratamentos e às rotinas médicas.

Alguns cuidados básicos, que devem ser levados em consideração desde a juventude, refletirão de forma positiva com a chegada da melhor idade. Hábitos como dormir bem, usar filtro solar diariamente e realizar atividades físicas são essenciais e devem ser adotados por toda a vida.

Já na terceira idade, é importante cuidar da alimentação, com dietas específicas que vão suprir as necessidades do corpo nessa fase da vida. Isso tudo, é claro, será acompanhado pelo geriatra.

 

Fonte: Amigão Saúde