O exame consegue produzir as imagens com a emissão de ondas sonoras de alta frequência — não percebidas pelo ouvido humano — que são captadas de volta como um eco.

Como cada estrutura no interior do corpo apresenta densidades diferentes, os tempos de retorno do eco também são variáveis, permitindo assim a formação das imagens pelo computador em diversos tons de cinza.

Podem ser visualizadas alterações em órgãos, tecidos e outras estruturas, presença de líquidos, lesões ou massas. As imagens são interpretadas e utilizadas para o laudo do médico especialista.

Quando o ultrassom é realizado com um dispositivo chamado de doppler, é possível verificar também o fluxo sanguíneo (sentido e velocidade) em determinada região corporal.

Como o procedimento é realizado?

A ultrassonografia é simples e de curta duração — não leva mais de 30 minutos. O paciente deita em uma maca e o médico ou técnico especializado desliza sobre a pele um aparelho chamado de transdutor, que faz a emissão das ondas sonoras.

Para facilitar o movimento do transdutor e evitar a entrada de ar entre a pele e o aparelho, é colocada uma fina camada de gel à base de água, que não causa nenhum incômodo.

Muitas vezes, não é necessário nenhum tipo de preparo para fazer o exame. Para alguns tipos de ultrassom — como o de abdômen — é necessário jejum de 6 a 8 horas e estar com a bexiga cheia. Por isso, é recomendado que o paciente beba bastante água antes do procedimento.

Em quais situações o exame deve ser feito?

O ultrassom tem uma série de indicações e o médico pode pedir o exame quando o paciente tem queixas de dores na mama ou abdômen, por exemplo, ou ainda se há alteração na palpação de alguma parte do corpo, como um nódulo no pescoço.

Em alterações em exames de sangue, como em marcadores tumorais, também há indicação da ultrassonografia, que pode detectar um tumor no fígado ou rins.

Para as gestantes, o exame é importante para verificar o andamento da gravidez e desenvolvimento do feto.

Veja a seguir o que a ultrassonografia pode identificar:

– gravidez;

– malformações fetais;

– sexo do bebê;

– lesões e câncer;

– processos inflamatórios e infecciosos;

– formação de cálculo nos rins ou vesícula biliar;

– lesões em tecidos moles, como cartilagens e ligamentos.

A ultrassonografia é um importante exame de diagnóstico, com a vantagem de ser extremamente seguro, não invasivo e que pode ser feito em qualquer paciente.

Fonte: Infinita Diagnóstico