Entenda a importância de um gastroenterologista e quando agendar uma consulta

Você sabe quais são os sinais e sintomas de que está na hora de procurar um gastroenterologista? Mas, afinal, que especialidade médica é essa? O termo “gastro” vem do grego e significa estômago, enquanto “entero” quer dizer intestino. Agora ficou mais fácil, não é mesmo?

A gastroenterologia é o ramo da Medicina que estuda o funcionamento de todo o aparelho digestivo, incluindo boca, esôfago, estômago, intestinos, pâncreas e fígado.

Quando procurá-lo

Alguns sinais e sintomas característicos que envolvem órgãos relacionados à digestão são indícios de que você deve procurar o gastroenterologista.

Entre eles estão:

– enjoo

– azia ou queimação no estômago

– refluxo

– vômitos

– alteração na digestão

– dor abdominal

– diarreia

– prisão de ventre

– gazes

– inchaço ou distensão abdominal

Caso note a presença de qualquer um desses sinais ou sintomas, procure imediatamente ajuda profissional. Somente assim é possível identificar o problema, ter o diagnóstico correto e receber o tratamento adequado.

Doença do refluxo gastroesofágico

Provocando muita dor, azia e queimação, a doença do refluxo gastroesofágico é causada devido a uma disfunção no esfíncter que conecta o esôfago ao estômago. Assim, parte do conteúdo estomacal, que tem uma acidez elevada, retorna para o esôfago, o que provoca lesões no tecido e gera os seus sintomas característicos.

Gastrite

A gastrite pode ser definida como uma irritação na parede do estômago. Essa condição acontece graças ao aumento na produção de ácidos gástricos, que corroem a camada protetora do órgão e começam a lesionar o tecido. Como sintomas, o paciente sente queimação e dor, assim como enjoos e má digestão.

Úlcera gástrica

A úlcera gástrica é uma lesão mais intensa na parede do estômago e pode ocorrer por diversos motivos. O primeiro deles é o agravo em caso de gastrite. Outra possibilidade é a presença de uma bactéria chamada H. pylori, que coloniza a mucosa do estômago e gera danos nele. Entre os sintomas estão dores fortes e sensação intensa de queimação no órgão.

Pedra na vesícula

Consequência da cristalização de sais biliares, especialmente o colesterol, a pedra na vesícula pode provocar dores abdominais e vômitos após as refeições. Além disso, nas crises agudas, as pedras podem até gerar o rompimento do órgão.

Pancreatite

A pancreatite é definida como a inflamação do pâncreas, órgão responsável pela produção de hormônios como a insulina e o glucagon. Essa patologia surge de forma súbita e pode durar dias ou permanecer por muitos anos. Entre as suas causas estão o desenvolvimento de pedras na vesícula e o uso crônico do álcool. Seu principal sintoma são dores fortes na barriga.

Intolerância à lactose

Esse tipo de intolerância alimentar acontece quando o corpo diminui ou deixa de produzir a enzima responsável pela quebra do açúcar presente no leite e derivados, conhecido como lactase. Isso faz com que os açúcares cheguem intactos até o intestino, onde são fermentados pelas bactérias da microbiota e são transformados em ácido lático, o que causa gases, cólica, inchaço abdominal e diarreia.

 

Fonte: Boa Consulta