O ginecologista e obstetra João Luiz Tarlé Rosa explica porque a mulher sofre tanto com a azia na gravidez. Ele nos disse que o meio ácido do estômago funciona, como uma barreira de proteção contra microrganismos. Sendo ainda imprescindível, no processo de absorção de cálcio e de ferro.

“Sabemos que todo uso de medicação deve vir acompanhado de orientação médica. Durante a gravidez, esse cuidado é ainda mais importante. Não se automedique”. A “culpa” é toda do hormônio chamado progesterona. A explicação é dada pelo doutor João Luiz.

“A placenta produz a progesterona para relaxar os músculos do útero. Esse hormônio, necessário ao bem-estar do bebê, acaba sendo o grande causador da azia na gravidez. Isso porque a progesterona relaxa também a válvula que separa o esôfago do estômago. Assim os ácidos gástricos, presentes no estômago e responsáveis pela digestão, acabam alcançando o esôfago. O resultado é essa a sensação de queimação, de azia na gravidez.

Quando a gravidez ser aproxima do final, com o crescimento do bebê, a cavidade abdominal vai ficando ainda mais apertada. Os órgãos da grávida ficam apertados. Com a falta de espaço, o intestino e o estômago são empurrados. Assim, o ritmo digestivo é mais lento. Consequentemente, os ácidos gástricos têm maior chance de alcançar o esôfago e provocar a sensação de queimação.”

Dicas para combater a azia na Gravidez:

– Coma em intervalos regulares e em pequenas porções;

– Mastigue bem;

– Evite se deitar logo após as refeições

– Evite consumir alimentos muito pesados, com muitos condimentos e gordurosos;

– Evite consumir bebidas gaseificadas, frutas cítricas, café e chocolate;

– Também é importante usar sempre roupas largas e confortáveis.

 

Fonte: Boa Vida